Quem somos
O Instituto Principia é um centro de produção e difusão do conhecimento científico e de conexão da ciência com a sociedade. É uma Fundação sem fins lucrativos com atividades científicas desde 1951. Tem atualmente os seguintes programas de atuação: a Escola de Talentos para jovens com altas habilidades e com interesse em ciência, eventos internacionais de pesquisa científica com renomados pesquisadores e eventos de divulgação científica e culturais, como os que estão aqui anunciados. Além disso, o Instituto Principia produz o podcast Ombros de Gigantes e faz publicações nas suas redes sociais.
Conheça nossas frentes de atuação
Pesquisa
Com a visão de ser um influente centro internacional para o desenvolvimento e divulgação do conhecimento científico, o papel do Centro de Pesquisa do Instituto Principia é incentivar a realização de programas na fronteira do conhecimento. É o interlocutor entre a comunidade científica, a iniciativa privada e a imprensa, criando uma comunicação de qualidade com o grande público.
Escola de Talentos
Com a visão de ser uma fonte de inspiração para despertar vocações científicas, a Escola de Talentos do Instituto Principia oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico a adolescentes e jovens que tenham grande interesse e altas habilidades para a ciência. A Escola de Talentos é um projeto educacional que permite que adolescentes com perfil de altas habilidades e/ou superdotação manifestem suas capacidades e desenvolvam suas habilidades pessoais, sociais e intelectuais em um ambiente de aprendizagem seguro e que valorize suas singularidades.
Divulgação Científica
Através dos eventos e programas de divulgação científica o Instituto Principia busca desempenhar o que é um de seus pilares desde sua criação: ser uma ponte entre o conhecimento científico e a sociedade. Atualmente o Instituto Principia possui os seguintes programas: Cinema Científico, YouScience, Podcast Ombros de Gigantes, Observações do céu, parcerias como o Física para Todos (USP), Laboratório de Demonstrações (USP) e curso de geociências para a terceira idade (IAG-USP).